No modelo de sociedade em que vivemos, é muito raro encontrar pessoas que cultivam algum alimento.
De acordo com a Permacultura, isto pode ser considerado um grande erro. Pois para nos alimentarmos, necessitamos de recursos que na maioria das vezes vem de longe. Esses alimentos carregam alto nível de carbono consigo, além de pertencerem a cultivos não sustentáveis para o meio ambiente.
Portanto, plantar o próprio alimento é uma atitude admirável que qualquer pessoa pode fazer.
Por exemplo, você pode plantar pelo menos alguma parte dos alimentos que consome diariamente. E se isso for possível no quintal da sua casa, melhor ainda, não é?!
Viver no Condomínio Broto da Mata – Vila Luís Carlos I te proporcionará esta e muitas outras experiências.
Em seu próprio quintal, você pode cultivar seus próprios alimentos, e ainda embelezar a paisagem com o plantio de árvores frutíferas e multiplicar o paisagismo natural com belas flores.
Além disso, o Condomínio oferece HORTA COMUNITÁRIA, espaço onde todos os moradores terão acesso e poderão colaborar com o cultivo de várias hortaliças.
Mude seu estilo de vida, tenha uma alimentação mais saudável e colabore com a sustentabilidade.
Dicas para plantar seu alimento
1- Hortas domésticas e jardins produtivos: Mesmo em sua casa é possível plantar algum tipo de alimento. você pode plantar em vasos, garrafas pet ou se você tem mais espaço, pode criar um jardim produtivo e uma mandala de alimentos com algumas espécies como: manjericão, orégano, couve, alface, rúcula, cebolinha, salsinha, etc. E para quem ama flores, é possível plantar as flores comestíveis, como: amor perfeito, capuchinha, rosas.
2 – Horta comunitária: para uma ação mais social, é possível se reunir com um grupo de amigos e criar uma horta comunitária. Então, dependendo do tamanho do espaço em que vocês tiverem, poderão cultivar também alimentos como milho e aipim.
Lembre-se de procurar por sementes crioulas para iniciar seu cultivo.
3 – Aposte na adubação orgânica: Cuidar do solo e não usar venenos (agrotóxicos) em seu alimento é essencial. Para isso, utiliza-se o uso de composto (que você mesmo pode fazer com os resíduos orgânicos de sua casa), cobertura do solo, e fertilizantes naturais.
Fonte: https://pindorama.org.br/agroecologia/plantar-o-proprio-alimento/